quarta-feira, 18 de março de 2009

Ainda se preocupam connosco?...

Por mais pequeninos que sejamos, por mais que não entendamos a linguagem de alguns adultos nem mesmo dos políticos, sabemos bem o quanto o nosso planeta está doente. E por vários motivos. E sofre. E nós também.
Já não temos estações como dantes, pois o Verão já não sabe a Verão e o Inverno a Inverno; alguns países menos obedientes não respeitam a quantidade de poluição que lhes foi atribuída, prejudicando gravemente a respiração do mundo numa altura em que o seu pulmão já respira com dificuldade.
Mas ainda há pessoas boas, pessoas que lutam pela substituição do falhado Tratado de Kyoto e vão fazê-lo através de um apagão que se espalhará por todo o mundo, incluindo emblemáticos monumentos como a Torre Eiffel, em Paris e Acrópolis, em Atenas. Nós já falámos com os nossos pais e vamos participar.
Como alunos do 4.ºano, temos obtido um amplo conhecimento das realidades do nosso planeta e, depois de vários debates, chegámos à conclusão que a ganância de alguns é a ruína de muitos. Nós explicamos: O Pedro da nossa turma contou que o pai lhe explicara que tinham inventado um monte de dinheiro de mentira, que não existia mesmo, e deram para um pessoal que começou a comprar coisas e não conseguiu pagar, daí que quem emprestou esse dinheiro falso ficou sem ele, porque tinha dito para as outras pessoas que o dinheiro era de verdade. O pai disse que a partir de agora é que ninguém mais vai poder dizer essas mentiras, porque os presidentes que emprestarem o dinheiro vão agora ficar de olho. Tal e qual como quando ficamos de castigo.
A sociedade em que vamos vivendo parece estar num verdadeiro desequilíbrio. Mas não se pode esquecer de que foi ela, ao longo dos milénios, o seu autor. Desde as cavernas até à actualidade, todos têm de assumir as responsabilidades e a ninguém é permitido assobiar para o ar.
Caro leitor, temos 9/10 anos apenas, mas estamos prontos a adquirir forças para plantar uma árvore e aprender valores que permitam uma melhor distribuição da riqueza, sem nunca prejudicar o outro...


Os Alunos do 4º F

(Enviado para o Jornal “O METRO” e o “DESTAK”)

3 comentários:

António Pedro Afonso disse...

Um bravo aos alunos da Escola Primária do Cedro. Aos professores e funcionários. Bravo!

Unknown disse...

ADOREI O TEXTO.






FILIPE 4ºC

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.