Ana Sílvia Aires Orange escreve no âmbito dos 50 anos do Cedro

"O que eu quero principalmente é que vivam felizes, escrevia Sebastião da Gama, sintetizando assim o objectivo principal da sua actividade como professor.Nasci e cresci numa família de professores empenhados em formar pessoas capazes de construir no dia-a-dia a sua própria felicidade, em busca da realização pessoal e profissional. Construímos quem somos em interacção com os outros, através da Educação e da Cultura, no quadro de uma formação ao longo da vida. Na base desta construção de nós próprios, pedra a pedra, moram as memórias do tempo que passámos na escola primária. Foi nos primeiros anos de escolaridade que todos nós lançámos um dia as bases do nosso projecto de vida.
Venho dar o meu testemunho, falando na primeira pessoa, como ex-aluna desta escola (aluna da profª Luísa, aqui presente…).
Como eu fui feliz neste espaço, há já algum tempo, um espaço povoado de retalhos de vida daqueles que me são mais queridos. A história desta escola entrelaça-se com a história da minha família.
As gerações desfilam, tendo como pano de fundo a Escola do Cedro…
Querido avô Aires, primeiro director desta escola, aqui presente, que bom que é estarmos de volta a esta nossa segunda casa! Recordo com muita saudade a minha avó, Maria de Lourdes Aires, professora e directora da Escola do Cedro, um exemplo de amor e dedicação à profissão que abraçou com tanto entusiasmo toda a vida …Sim, a minha avó morou nesta casa quase 30 anos e aqui lançou sementes que deram flor e fruto nos campos da mente …
Neste retrato de família cabe ainda a minha mãe, ex-aluna desta escola e actualmente formadora de professores, que com muita pena não pôde estar presente, por se encontrar em serviço oficial no estrangeiro. E para completar o retrato, aí temos a minha irmã, a Diana Orange, aluna da professora Angelina - 4º C.
Todos nós fomos aqui muito felizes, em tempos diferentes, nas voltas da vida.
A escola do Cedro faz 50 anos e tem muitas histórias para contar. Parabéns a todos os que têm contribuído para a construção deste espaço de formação alicerçado nas memórias do passado, e que no presente se projecta agora e sempre para um futuro povoado de risos de crianças alegres e felizes."