segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O Clube dos Contos

De Novembro de 2008 a Janeiro de 2009, a turma do 4.º D participou no Clube dos Contos. Este é um projecto de leitura, com um espaço de diálogo partilhado entre o mundo do texto e o mundo dos jovens leitores, na convicção clara de que o conto é a conversa mais profunda que se pode ter com uma criança.
O Clube dos Contos é um projecto criado e promovido pela Biblioteca Municipal de V. N. de Gaia cujos objectivos primordiais são:
-motivar para a leitura;
-tornar a leitura fonte de prazer e fruição;
-partilhar e desfrutar das leituras para formar pequenas comunidades de leitores.

Durante este tempo, a turma desenvolveu várias sessões nas quais ouviu contar e leu contos tradicionais, falou dos contos, fez leitura encenada e jogos de leitura relacionados com expressão, pontuação e entoação.
O Projecto do Clube dos Contos culminou com a representação do conto “O Tesouro do Castelo do Rei” e com o diálogo entre os alunos e a autora, Anabela Mimoso. Nesta representação estiveram também presentes os pais, encarregados de educação e familiares dos alunos.
A participação neste Projecto foi uma experiência única que potenciou, claramente, o desenvolvimento das estruturas cognitivas, a nível da leitura e também da escrita.

Sem comentários: